quinta-feira, 3 de março de 2011

Biografia de José Saramago

José Saramago (16-11-1922, Azinhaga, Golegã 18-06-2010, Tias, Lanzarote), romancista, cronista, dramaturgo, poeta, tradutor, director de jornais, foi galardoado, em 1998, com prémio Nobel da Literatura. Na sua obra, é possível encontrar a palavra herdada e a palavra ansiada; deparar com o homem moderno, as suas tensões, as suas angústias e as suas dúvidas; viajar ao interior do homem na procura da experiencia magica de nos conhecermos; perscrutar o que o mundo nos pode dizer, através da sua magia, dos seus elementos sobrenaturais; descobrir as possibilidades da escrita, graças à inovação, à subversão, ao entrelaçamento de discursos.
A personalidade de Saramago é, como a sua própria obra, multifacetada e sempre em busca do sentido para esta efemeridade, que constituía vida e o mundo.
Um dos mais belos exemplos da arquitectura Saramaguiana é Memorial do Convento. A construção do Convento de Mafra, o espectro da Inquisição, o projecto da passarola voadora do Padre Bartolomeu de Gusmão e um conjunto de outros factos que sucederam durante o reinado D. João V dão corpo a esta obra. Com as memorias de uma época, reinventando a História pela ficção, constrói um romance histórico, mas simultaneamente social, ao fazer a analise das condições sociais, murais e económicos da corte e do povo.
                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário